quarta-feira, 22 de junho de 2011

2ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO CBH-MOGI E DO CBH-PARDO

A Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CTEA/CBH-MOGI) realizou entre os dias 01 e 07 de junho de 2011 sua 2ª Semana do Meio Ambiente. A novidade deste ano ficou por conta da parceria realizada com a Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CTEA/CBH-PARDO). Com o apoio das Prefeituras Municipais e de diversas instituições, os dois comitês promoveram palestras nos municípios de Aguaí, Araras e Sertãozinho.
            No total o evento contou com a participação de 350 pessoas das mais diversas áreas: professores; coordenadores pedagógicos; diretores de escolas municipais, estaduais e particulares; representantes das secretarias municipais de educação e meio ambiente; estudantes universitários;  representantes da CETESB, da Fundação Florestal, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Educação e da CATI e ainda representantes da sociedade civil organizada.   
            O tema geral do evento foi o Ano Internacional das Florestas, promovido pela ONU em 2011. Nos três municípios, os participantes assistiram à palestras da Coordenadora da CTEA/CBH-MOGI, Valéria A. D. Andrade, e em Sertãozinho também do Coordenador da CTEA/CBH-PARDO, Helder S. A. dos Reis, que falaram sobre os Programas de Educação Ambiental para Recursos Hídricos que estão sendo criados em ambos os comitês. Os participantes assistiram ainda a palestras sobre educação ambiental e sobre a relação entre a água e a floresta.
Em Aguaí, no dia primeiro de junho, a Profa. Dra. Adriana Cavalieri Sais (Unipinhal e Vice-presidente do CBH-MOGI) falou sobre a relação entre “Educação Ambiental: Água e Floresta”. E a Ms. Denise Taffarello (Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais) falou sobre “Pagamento por Serviços Ambientais”.
Em Araras no CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO - UNIARARAS, dia dois, os participantes assistiram à palestra do Prof. Dr. Claudinei Fonseca Souza (Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental Centro de Ciências Agrárias – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) sobre a Aplicação de Água de Reúso e seus Efeitos Qualitativos no Sistema Solo-Planta. Assistiram também à palestra do biólogo Matheus Goulart Felício sobre “O olhar do meio ambiente no cotidiano”. E ainda à mesa redonda “O meio ambiente sob diferentes olhares: Jurídico: Advogada Thiani Roberta Iatarola; Ambiental: Engenheiro Agrônomo José Mauro Oliveira Araújo; Poder Público Municipal: Engenheiro Florestal Raul de Barros Winter Raul Barros Winter; Poder Publico Estadual: Dra. Aurora Mariana Garcia de França Souza; Industrial: Esp. Edmilson Zefa.
 Em Sertãozinho, no dia sete, a palestrante Isabel G. P. Dominguez (Divisão de Educação Ambiental, Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos) falou sobre Educação Ambiental; e a palestrante Engª. Agrônoma Ms. Cleide de Oliveira (Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo) sobre a relação entre Água e Floresta.

Os comitês CBH-MOGI e CBH- PARDO agradecem às Prefeituras de Aguaí, Araras e Sertãozinho, e ao CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO – UNIARARAS pela realização do evento. Agradecem ainda o apoio dado pelas Prefeituras Municipais de São João da Boa Vista e Santo Antônio do Jardim; Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras (APPA); Associação Educação do Homem de Amanhã de Araras (AHEDA); Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras (SAEMA); Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim (CIPREJIM); Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP); e Diretorias Regionais de Ensino de São João da Boa Vista e Sertãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário