terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Breve Histórico das Ações da CTEA em 2010

A Câmara Técnica de Educação Ambiental, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CTEA - CBH-MOGI) foi criada no final de 2009, pela Deliberação CBH-MOGI n.º 99, de 11 de dezembro.
Com apenas um ano de existência a CTEA já realizou três grandes eventos, a saber: 8ª Semana da Água; Semana do Meio Ambiente e 1º Simpósio de Educação Ambiental; 2º Dia da Árvore.
Além do que participou de importantes discussões dentro do e fora do âmbito do comitê, dentre elas: as oficinas técnicas de revisão e atualização do plano estadual de recursos hídricos; o seminário sobre critérios e indicadores para avaliação de projetos de educação ambiental; a revisão interna dos critérios de pontuação do CBHG-MOGI para distribuição de recursos do Fehidro referente ao PDC 8 - projetos em educação ambiental.
Atualmente a CTEA trabalha na criação do Programa de Educação Ambiental para Recursos Hídricos do CBH-MOGI, na elaboração do Plano de Comunicação e na organização da 9ª Semana da Água.


8ª SEMANA DA ÁGUA.
O primeiro evento organizado pela CTEA em 2010 foi a oitava edição da semana da água, que teve como tema “Água - Responsabilidade de todos nós”, o qual se refere ao artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água instituída pela ONU em 1992: “a ÀGUA faz parte do patrimônio do PLANETA. Cada continente, cada povo, cada nação, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. Por meio da confecção de cartazes e de um almanaque sobre a água, a CTEA conseguiu mobilizar inúmeras pessoas nas diversas Prefeituras Municipais, órgãos do Estado e a Sociedade Civil organizada.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE E 1º SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CBH-MOGI
A CETEA elaborou um relatório e inventário sobre os projetos de educação ambiental já realizados no Mogi para subsidiar as ações futuras da câmara e assim orientar as demandas dos tomadores / proponentes. Este relatório foi apresentado à comunidade em geral durante a comemoração da 1º Simpósio de Educação Ambiental do CBH-MOGI durante a Semana do Meio Ambiente em junho de 2010.
O I Simpósio ocorreu simultaneamente em cinco municípios da bacia hidrográfica: Pirassununga, Araras, Sertãozinho, Águas de Lindóia e São João da Boa Vista. Os organizadores promoveram a realização de diversas palestras, e a discussão de questões centrais para o desenvolvimento da Educação Ambiental na UGRHI 9: Que temas são prioritários para a Educação Ambiental, considerando as Bacias Hidrográficas? Como transformar a Educação Ambiental em Instrumento de Gestão para os Recursos Hídricos? O que falta para que as ações hoje desenvolvidas em Educação Ambiental atinjam seus objetivos de fato? Os resultados dessas discussões e palestras (disponível em www.sigrh.sp.gov.br) servirão como base na construção de um Programa de Educação Ambiental para o comitê.

Participaram da organização do I Simpósio de Educação Ambiental do CBH-MOGI juntamente com a Mesa Diretora do CBH-MOGI: as Prefeituras Municipais de Águas de Lindóia, Conchal,  Araras,  Descalvado, Santa Lúcia, Sertãozinho, Jaboticabal, Aguaí e São João da Boa Vista, os Serviços Municipais de Meio Ambiente de Águas de Lindóia, Sertãozinho e Araras, as Coordenadorias de Biodiversidade e Recursos Naturais (SMA/CBRN) e Educação Ambiental (SMA/CEA), a Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS), a Comunidade Interativa (CADESS), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CATI EDR de Limeira), o Coletivo Educador Rio Mogi Guaçu, a Associação Náutica e Ecológica do Vale do Rio Mogi Guaçu (ANEV), a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Descalvado, as Diretorias Regionais de Ensino de Pirassununga, Sertãozinho e São João da Boa Vista,  a Secretaria Municipal de Educação de Jaboticabal, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP), o Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jaguari Mirim (CIPREJIM).  


 
2º DIA DA ÁRVORE. Visita aos Parques Estaduais.
Em 28 de setembro, a CTEA - em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga, a Prefeitura Municipal de Pirassununga e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pirassununga - organizou o II Dia da Árvore do CBH-MOGI, com a realização de Oficina Técnica cujo tema central foi “Árvores: garantia para a biodiversidade”. O evento ocorreu na Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga e contou com cerca de 100 participantes, entre professores, diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais, professores coordenadores de oficina pedagógica das Diretorias Regionais de Ensino de Pirassununga, Jaboticabal, São João da Boa Vista e Mogi Mirim, representantes de serviços municipais de água e esgoto, e representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (CATI). Os participantes assistiram a diversas palestras e posteriormente se dividiram em dois grupos, um grupo realizou visita técnica ao Parque Estadual de Porto Ferreira, enquanto o outro grupo visitou o Parque Estadual de Vassununga, em ônibus gentilmente oferecido pela Prefeitura de Pirassununga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário